TABELA MENSAL IMPOSTO DE RENDA 2017

Tabela dos rendimentos mensais do Imposto de renda e alíquota de contribuição

Tabela dos rendimentos mensais do Imposto de renda e alíquota de contribuição

O imposto de renda retido em fonte é um imposto de caráter obrigatório a pessoa jurídica de qualquer ramo de atividade afim, que faz recolhimento dos impostos de qualquer benefício do trabalhador assalariado. Imposto de renda também faz parte do trabalhador assalariado, aonde o mesmo se enquadrando dentro dos requisitos é obrigado a declarar o imposto de renda.

Cálculo do Imposto de Renda 2017

Para realizar o cálculo do imposto de renda do trabalhador, a Receita Federal faz a soma dos rendimentos que teve mais as contrapartes que são as deduções, o valor final é comparado com a tabela de vigência do imposto de renda, essa tabela faz a determinação da porcentagem que deve ser pagar.

Algumas despesas feitas durante o período do ano de vigência podem ser descontadas na declaração, isso faz com que o contribuinte pague menos imposto ao declarar o imposto de renda.

Caso o contribuinte realize o pagamento é tenha pago menos imposto do que deveria, ele vai precisa pagar mais na próxima declaração, o valor sempre é informado no fim do preenchimento da declaração do imposto de renda. O pagamento para comodidade dos contribuintes pode ser realizado em boleto ou em debito automático.

A sonegação de qualquer imposto é crime, ser for identificado e pego, o contribuinte pode pagar uma multa de 150% do imposto que ele deveria cumprir, além de pena de prisão de 2 anos.